O abraço é um remédio

O abraço é um remédio que faz bem a tudo

O ser humano transcende-se quando enfrenta momentos de sobressalto… tem sido assim ao longo da nossa existência, momentos de dor ou mesmo de alegria geram grandes mudanças e aprendizagem. A descoberta do abraço como remédio é uma delas.

O momento atual é um excelente exemplo da capacidade de adaptação e, principalmente, da agilidade que com base na ciência permite olhar o futuro com esperança.

Passados cerca de 18 meses desde o início da pandemia COVID-19… muitos foram os acontecimentos que se sucederam. Se inicialmente ignorada e de seguida desvalorizada porque acontecia longe, posteriormente, com o evoluir da situação, o medo instalou-se dando origem ao pânico… justificado, infelizmente, pelo número de infetados e pelas muitas vidas perdidas.

Porém, a esperança renasceu com a descoberta e produção da vacina em grande escala.

Todo este processo permite-nos acreditar que estamos no caminho para controlar a doença… contudo, para além de todas as perdas registadas, haverá outros danos associados à COVID-19 que, por agora, ainda estão desvalorizados?

No meu entendimento, sim!…

Não estamos capacitados para o isolamento e muito menos para um estado de stress tão prolongado. Hoje, vivemos num contexto em que o contacto social, é indispensável, principalmente daqueles que nos são mais próximos, quando somos afastados do convívio com familiares e amigos, os níveis de oxitocina baixam para níveis insuficientes, debilitando tanto o cérebro como o corpo físico.

A explicação científica clarifica. Para o bom funcionamento do sistema de oxitocina vários processos cognitivos são ativados, especialmente os relacionados com o amor, as ligações afetivas, a comunicação e a empatia.

Sendo a oxitocina uma hormona produzida numa parte específica do cérebro é um recurso importante para que o nosso cérebro codifique as sensações positivas como desejáveis causando a sua procura continuada.

Além deste efeito, com base em estudos científicos, há a certeza de que a oxitocina contraria os efeitos do cortisol, a hormona que é libertada em situações de stress e que, muitas vezes, é responsável nos quadros de ansiedade e depressão.

Como, ainda não é possível comprar oxitocina sem receita médica, há outras formas de a conseguir naturalmente, fomentando o amor e o contacto corporal. Desde o toque, a massagem, o orgasmo, o brilho do olhar e o abraço. Principalmente, o abraço…

O efeito terapêutico do abraço é inegável, é a expressão corporal que melhor demonstra sentimentos como; amor, amizade, prazer, bem-estar, carinho e proteção. Além disso, é o enlace da energia que liga dois seres, fortificando emoções e sensações.

Um bom abraço é como um remédio que faz bem a tudo, fortalece quem dá e revigora quem recebe e… tem a vantagem de não perder a validade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*
*